Quando recebemos a visita inesperada de um fiscal da Vigilância Sanitária no nosso restaurante!
- Ana Vinhas

- 12 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Bom, quando somos donos ou gerente de um restaurante, de uma padaria, lanchonete ou semelhante, devemos estar sempre preparados para receber, muitas vezes de surpresa, a vista de um fiscal da Vigilância Sanitária para uma inspeção sanitária no nosso estabelecimento.
Essas visitas, quando de surpresa, muitas vezes nos deixam apreensivos, mesmo quando temos certeza de que tudo está conforme às normas sanitárias. Mas veja aqui como normalmente funcionam essas visitas!
Os fiscais da Vigilância Sanitária seguem o protocolo de duas visitas. Na primeira visita, eles realizarão uma avaliação do local, seguindo a RDC nª 216/04 da Anvisa, e se verificarem alguma não conformidade, o estabelecimento será notificado com um prazo para que ela seja corrigida. Só ocorrerá uma interdição do local na primeira visita se as não conformidades forem graves, consideradas um risco à saúde do consumidor.
Se estiver tudo certo, é provável que o fiscal se dê por satisfeito e encerre a inspeção nesse mesmo dia. Mas caso você tenha alguma não conformidade e foi notificado na primeira visita, passado o prazo estabelecido, ocorrerá uma segunda visita. O fiscal irá averiguar se você corrigiu ou não a não conformidade. É muito importante que você faça isso dentro do prazo para não sofrer nenhum tipo de prejuízo, que poderá acarretar, inclusive, na interdição do local. Se você acha que não será possível corrigir as não conformidades dentro do prazo estabelecido, vá até Secretária de Saúde da sua cidade e solicite um prazo maior.
Veja algumas dicas de como se comportar quando você receber a visita do fiscal:
- Durante a visita, respire fundo e mantenha a calma, eles estão ali para orientá-lo;
- Seja solicito e educado com os fiscais;
- Não esconda nada e não minta;
- Esteja com sua equipe treinada e orientada;
- Esteja interessado em aprender, tire suas dúvidas;
- Mantenha sua cozinha sempre limpa e organizada;
- Tenha em mãos todos os documentos exigidos pelas leis sanitárias (tem um post sobre eles);
- Corrija as nãos conformidades apontadas pela vigilância no prazo estabelecido por eles;
- Siga a risca as leis sanitárias federais, estaduais e municipais.
Se você está com dificuldade de manter a organização do seu negócio e garantir a segurança dos seus alimentos, busque um consultor de alimentos para auxiliá-lo nesta jornada.
Entre em contato clicando aqui!






Comentários