Fichas técnicas: gerencial x operacional. Imprescindíveis para uma boa gestão do seu restaurante.
- Ana Vinhas

- 16 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2021

Muitos empresários não sabem disso mas as fichas técnicas são fundamentais para o perfeito controle do seu negócio. Com as fichas técnicas bem feitas, o gestor tem em mãos uma importante ferramenta que irá auxiliá-lo a tomar decisões mais precisas.
Para os serviços de alimentação podemos dividir a ficha técnica em gerencial e operacional. A ficha técnica gerencial auxilia a equipe gerencial (administrativa, compras, estoque,...) na hora de realizar as suas tarefas, dando informações importantes como a margem de lucro e os custos de cada prato vendido, os ingredientes, rendimentos, número de porções e tabela nutricional. Esses tipos de informações não cabem a equipe operacional, por isso a ficha técnica é dividida em dois. A ficha técnica gerencial ajudará, por exemplo, o gestor a manter um estoque equilibrado, a visualizar os pratos com maior e menor margem de lucro e a ajustar o cardápio.
Já a ficha técnica operacional tem como objetivo auxiliar a equipe de produção. Ela contem informações como os ingredientes, modo e tempo de preparo, porções, unidades de medidas, guarnições e acompanhamentos. Ela auxilia também os novos colaboradores durante o seu treinamento, e a reduzir desperdícios, reduzir tempo de preparo e a garantir uma produção padronizada. É muito importante que o cliente ao retornar ao seu estabelecimento tenha sempre a mesma experiência.
Se no seu estabelecimento, restaurante, padaria, lanchonete, bar e afins, ainda não possui ficha técnica, busque um consultor de alimentos para criá-las para você.
**Entre em contato aqui!






Comentários